• fpcuesta@gmail.com

Uruguai. Exemplo de simplicidade. Orgulho para o planeta. (Por Alline Oliveira – convidada)

Uruguai. Exemplo de simplicidade. Orgulho para o planeta. (Por Alline Oliveira – convidada)

A Alline está recebendo pela terceira vez um espaço neste blog. Desta vez para contar a sua experiência em um lugar não tão comentado na maioria dos guias e blogs de viagem mas, pelo que se poderá ver com a leitura deste texto, extremamente interessante e belo. Quem sabe o Uruguai não pode ser o seu próximo destino de férias? Elá já quase me convenceu…

Olhando para a repercussão feita pela mídia mundial, você acredita que o presidente José Mujica é uma exceção à regra, ou seja, um pobre coitado idealista de um tipo em extinção na Terra? Ledo engano. Pepe Mujica é, na verdade, a representação de 3,3 milhões de pessoas. O retrato do comportamento de um povo inteiro e de como esse comportamento pode ser refletido pelas urnas, com a sabedoria de um país que já sofreu as mais devastadoras guerras e crises econômicas que seriam possíveis para um povo sofrer. El uruguayo.

6538_457412194332317_1421878906_n

Eu fui ao Uruguai a trabalho e não tinha a menor idéia do que ia encontrar por lá. Todavia, o que eu encontrei foi algo tão contagiante que não posso deixar de contar em mais uma crônica para este blog. Visitar o Uruguai é como voltar ao passado, viver uma época calma, simples e feliz. É um país em rota de recuperação e com esperança de viver um momento melhor, exatamente o que nós brasileiros mais precisamos nesse momento de tanta luta.

1

A grande maioria da população está concentrada em sua capital Montevidéu. Uma cidade linda! Junção de simplicidade com glamour. Passear por suas ruas é como desfrutar de uma melancolia gostosa, retrô, é como injetar cultura direto na veia. Fica à beira do grande delta do Rio de La Plata, ao sul das Américas e, por isso, possui as quatro estações do ano muito bem caracterizadas. Um outono intenso, no qual todas as folhas se amarelam e pintam a cidade inteira com ar de romance. No espaço de uma única semana elas caem, anunciando um inverno dilacerante, onde o vento na cidade é tão forte e tão frio que machuca, castiga a alma. Mas, sempre tem a esperança da primavera que prepara o espírito e traz o tão aguardado verão, quando o país inteiro se reanima para aproveitar a vida.

5

Montevidéu é rodeada pela tradicional “Rambla”, ou o equivalente à orla marítima em espanhol. Um grande calçadão largo e comprido, em geral de pedras portuguesas, sempre paralelo à grande avenida que também margeia a cidade inteira, de onde se pode desfrutar uma vista agradabilíssima da imensidão do Plata, bem ao seu lado. Muito gostoso e relaxante. Quanta saudade…

2

3

Eu “morei” por vários meses no apart hotel Punta Trouville que fica no bairro de Pocitos (também chamado de Biarritz), uma das zonas mais agradáveis de Montevidéu. Pocitos possui uma feira livre excelente onde eu e meus colegas de trabalho batíamos ponto religiosamente toda semana. Típica feira de artesanato de bairro, com quitutes tradicionais deliciosos e artigos de altíssima qualidade. Eu comprei várias botas e casacos deslumbrantes por lá, de ultíssima moda, legítimo couro uruguaio e com preços “a la Uruguay“, quase ‘de banana’.

Já o bairro mais animado de Montevidéu é o centro antigo, onde ficam vários monumentos históricos importantes, praças arborizadas, museus, igrejas, prédios públicos, etc. E onde fica também a jovem “Ciudad Vieja“, ponto de badalação total! O uruguaio é um povo definitivamente MUITO animado. Noitadas pelos botecos e boates das ruas de pedra da Ciudad Vieja sempre acabam de manhã, ainda lotadas. E não importa se é final de semana ou não, a farra é sempre grande.

Foto abaixo da Puerta de la Ciudadela, antiga porta espanhola de pedra da entrada de uma cidade que já foi uma verdadeira fortaleza, com direito a ponte levadiça , torres e canhões. Uma relíquia histórica orgulhosamente conservada por mais de 250 anos.

luizuru

Outro ponto turístico excelente de Montevidéu é o Mercado Modelo. Nota 10. Parillada completa, chorizo con pan y papas fritas, cerveza Patricia, pescado relleno, empanadas de jamón y queso, dulce de leche con pan de miel en alfajor Havana. Hum… Já estou com água na boca. Mas com água na boca mesmo fico ao degustar um vinho Tanat, a típica cepa uruguaia. Minha maior paixão! Que potencial, que corpo, que coloração e que sabor. De preencher por completo o paladar. Tannat, cujo nome se origina da palavra tanino, ou seja, o que dá corpo e robustez ao vinho, é a uva autóctone mais característica do Uruguai, sua marca registrada. Eu comi e bebi muito bem no Uruguai, tenho muito a agradecer! Foto abaixo da imperdível parrillada;

FOTO PARRILLADA

Estava vivendo em Montevidéu quando a trilha sonora “Al otro lado del rio”, do filme “Diários de Motocicleta”, ganhou o Oscar de melhor música original. Coisa raríssima na América do Sul. Eu não dominava e não gostava nem um pouco da língua espanhola antes dessa minha temporada no Uruguai. Mas, devo dizer que músicas uruguaias como essa e várias outras, de tanta qualidade e beleza, mexeram com a minha alma de uma forma muito profunda, a ponto de me despertarem um gosto genuíno por esse outro idioma ibérico, tão parecido e tão diferente do nosso português. Hoje eu adoro “hablar” e ouvir o espanhol, me alegra “mucho” o “corazon“. Detalhe que, no Uruguai e na Argentina, o idioma não é exatamente o espanhol, mas sim o dialeto castellano (lê-se: /castecháno/), ainda mais bonito!

Fiz vários passeios pelo Uruguai, além de Montevidéu. Uma cidade que vale muito a pena conferir, e que fica na estrada que segue para a Argentina viajando para o oeste, chama-se Colonia del Sacramento. Já na viagem você vai apreciando a vegetação dos pampas uruguaios, em geral rasteirinha e de uma geografia bastante plana. Colonia tem uma história interessantíssima. É a cidade que mais foi tomada e reconquistada no mundo, devido a sua posição estratégica. Doze vezes no total. Toda vez que seus muros eram derrubados por canhões, o atual conquistador reformava as fachadas seguindo seu próprio estilo. Estilo português, depois estilo espanhol, depois estilo português de novo, depois de volta ao espanhol, e por aí vai… Isso fez com que a cidade virasse uma verdadeira bagunça arquitetônica. O que a faz singular.

Colonia_del_Sacramento-5034

Já para o outro lado, viajando a leste de Montevidéu, fica aquele símbolo do país que todo mundo bem conhece, a tão famosa Punta del Este. Punta é um balneário turístico chiquérrimo, excelente, muito rico, situado num país de gente muito simples. Seu cassino atraí inúmeros turistas brasileiros que não podem jogar legalmente no Brasil. Possui uma marina pra lá de elegante e praias de altíssima qualidade. Um verdadeiro oásis de primeiro mundo. O mar é calmo e sem ondas, a areia é grossa e escurecida, mas não deixa de ser extremamente agradável. Você vai se encantar pelo charme da cidade, com suas ruas cheias de classe, com shoppings e restaurantes de ponta e também com vários pássaros pela praia tomando sol na orla de pedras.

7

Punta é sem dúvida o destino mais procurado do Uruguai. Eu recomendo muito a visita. Mas não se esqueça que o país ainda tem muitos outros lugares a oferecer, como Maldonado, Florida, Carmelo, Mercedes, … Praticamente todos os dias saem excursões de Montevidéu para todas essas cidades que venho falando, incluindo para a minha tão querida Buenos Aires, bem vizinha, bastando pegar uma balsa e atravessar o Plata para ir visitá-la também.

Quero finalizar o tour pelo Uruguai adicionando a esse post uma das experiências pessoais mais marcantes da minha vida. Em um dos finais de semana que eu e meus colegas tivemos folga do trabalho, resolvemos alugar um carro e desbravar a costa uruguaia até a fronteira com o Brasil. Esse passeio acabou sendo muito emocionante e surpreendente, pois o Uruguai nos abraçou tão completamente, que até hoje, essa é uma das viagens que eu mais tenho lembranças para levar dessa vida. E tenho certeza que o mesmo aconteceu com todos os cinco amigos que estavam naquele carro.

Antes de sair, tínhamos pego algumas dicas com uns colegas uruguaios e eles nos disseram para não deixar de visitar o povoado de Cabo Polonio.

Meu Deus! Que impressionante! Cabo Polonio foi com certeza o lugar onde mais nos divertimos naquela viagem imprevisível. O povoado fica numa reserva em que não podíamos chegar de carro. Então, já começamos a aventura pegando carona numa caminhonete engraçadíssima cheia de locais e turistas amontoados na caçamba (veja foto abaixo). Chegando lá, o visual era paradisíaco. Lugar super aconchegante, estacionado em algum tempo ideal do passado. Sem tecnologia, sem asfalto, sem qualquer traço de modernidade. Só com a simplicidade da vida boa e com o mínimo do que se necessita para ser feliz. E fomos. Fomos muito felizes aquele dia.

playas47

A mansidão do mar azul de Cabo Polonio é altamente contagiante. Combina perfeitamente com tudo alí a sua volta. Mas como se não bastasse a perfeição do mar, ao redor daquela cidadezinha frágil e pequena existe uma imensidão de dunas. Dunas de areia espetaculares, altamente convidativas. Brincamos como crianças. Subíamos os imensos morros correndo, incansáveis, gargalhando abestalhados para depois então rolar duna abaixo feito salgadinho empanado! Festejávamos como se não houvesse amanhã, liberando com fúria infantil um estresse que estava acumulado há anos em nossa vida adulta. Que divertido! Momentos inesquecíveis. Tenho certeza que foi ali que a amizade que sentíamos uns pelos outros se solidificou para sempre.

8

Depois de brincar horas nas dunas, voltamos para a cidade esganados de tanta fome. O povoado ainda por cima tem a excelência da gastronomia. Várias casas funcionam como restaurantes e têm especialidades a escolher. Escolhemos comer pescado assado na brasa, com aquela saladinha básica, tomando cerveja numa mesa de praia com os pés já quase tocando na água. Recomendo essa terapia para todo mundo.

9

Até que ficou de noite e chegou a hora de partir. Estávamos anestesiados. Mal me recordo de como chegamos à cidade de Punta del Diablo para dormir numa pousada que já estava previamente reservada para nós. O vilarejo é de veraneio e estava lotado naquele período do ano. Lembro-me de termos saído pra jantar num restaurantezinho bem bacana perto da pousada, como tantos que existem ali, bastando escolher, entrar e sentar.

De manhã fomos passear pela praia e fazer o nosso turismo. Também fiquei encantada com Punta del Diablo. Ô Uruguai que não parava de me surpreender! Uma graça de lugar, com um monte de casas super charmosas, numa praia deliciosa, também de mar muito calmo e bonito. Com uma areia muito branca em um canto com um monte de pedras arredondadas, enormes, bem maiores que a gente, moldadas pelo eterno vai e vem das ondas, onde ficamos conversando, rindo, explorando e tirando fotos por algumas horas. As fotos saíram lindas porque o lugar realmente ajudava muito. Na vila tinha também uma feirinha de artesanato local (que nunca pode faltar) com artigos que valem tanto quanto a lembrança de um momento. Punta del Diablo é, com certeza, um lugar ideal para se esquecer do inferno da vida urbana. Quem seria capaz de imaginar que um país tão pequeno como o Uruguai pudesse oferecer tantas alternativas?

11

Almoçamos e seguimos nosso caminho mais uma vez, para o destino mais longínquo da nossa jornada. Aquele lugar cantado em nossos hinos e sempre lembrado por ser o extremo sul do nosso imenso país. É com o Chuí que eu também vou chegar ao extremo sul desse post.

10

Chuí é o maior barato. Em todos os sentidos! Uma cidade metade uruguaia, metade brasileira; metade Chuí, metade Chuy. Adoramos ter passeado pelas ruas de comércio daquele lugar, tomando sorvete e desfrutando de seus preços de duty-free. Brasileiros  compram de tudo. Tênis Nike, perfumes franceses, remédios a preço de ponta de estoque, e por aí vai. O carro voltou abarrotado de “muamba”, com sacolas até sobre nossas cabeças. Mas nós não ligamos porque, ao contrário do pensamento e do estilo de vida daquele povo que nos hospedava, a única coisa que importava para nós era saciar o vício  desenfreado pelo consumo.

Uma realidade! Consumimos o fútil exaustivamente, mesmo depois de ver com os nossos próprios olhos como é possível ser feliz com simplicidade, sentindo que, na verdade, tudo o que precisamos é de muito pouco. Mesmo depois de desfrutar da sabedoria de todos aqueles lugares que tínhamos acabado de visitar, ainda assim, desconsideramos todas as lições recebidas do povo uruguaio. E não as trouxemos de volta para casa.

 

allineo

51 pensamentos sobre “Uruguai. Exemplo de simplicidade. Orgulho para o planeta. (Por Alline Oliveira – convidada)

cleusa maria de oliveiraPublicado em  9:16 pm - ago 13, 2013

Alline…
Um artigo maravilhoso. As imagens enchem os olhos e o texto envolve a alma. Parabéns, minha filha, vc é “Grande”. Bjos.
Mamãe.

    AllinePublicado em  12:28 am - ago 14, 2013

    Eu sei que comentario de mae nao conta…
    Mas minha mamae e’ linda!!!
    😀

      Haydée ClavéPublicado em  11:21 pm - ago 17, 2013

      Não é comentário de mãe coruja não, o teu texto é excelente e me fez viajar junto!!!!
      Sou gaúcha de POA, mas moro em Cascais, Portugal.
      Portugal também é um pequeno país e é lindíssimo!
      Conheci Montevideu faz tempo e me encantei, lembro-me bem!
      Meu filho e minha nora que moram em São Paulo, vão conhecer o Uruguai em setembro!
      Um pormenor (ou seria “pormaior”?), minha mãe era uruguaia!
      Um abraço e parabéns!

BrasiliensePublicado em  9:31 pm - ago 13, 2013

Aline, mais uma vez você conseguiu traduzir em palavras tudo que o lugar tem a oferecer. Parabéns!

Romulo DantasPublicado em  12:10 am - ago 14, 2013

Alline, post mais que perfeito!! Obrigado por trazer tantas lembranças maravilhosas desse lindo país que (concordo contigo) muito tem a surpreender quem desejar conhecê-lo. Parabéns pelo belo relato do que é o nosso querido Uruguai.

    AllinePublicado em  6:21 pm - ago 14, 2013

    Obrigada Romulo!!
    Sinto muita saudade das nossas conversas no Punta Trouville. Sua companhia naquela epoca foi muito importante pra mim. Tenho otimas lembrancas. Sinto muita saudade de voce!
    Bjao meu amigao gigante!!
    😀

Flavio (FOF)Publicado em  9:35 am - ago 14, 2013

PERFEITO!!!
Alline, eu não sabia desta sua veia poética. Parabéns!
O post me trouxe excelentes lembranças do que foi sem dúvida a experiência pessoal e profissional mais marcante da minha vida (depois de ser pai. hehe).
Hay zillertal ??? :o)

MirthaPublicado em  7:08 pm - ago 17, 2013

Feliz e emocionada em ler tua postagem Alline.
Nasci e vivi até os 24 anos em Montevideo Morando há muitos anos no Rio de Janeiro, adotei a cidadania brasileira e amo muito o Brasil.
Sinto muito carinho e orgulho de ter nascido no Uruguay.
Muito obrigada pelo maravilhoso momento que me foi proporcionado ao ler teu post.
Um abraço grandão com muito carinho.
Mirtha

    AllinePublicado em  5:27 pm - ago 19, 2013

    Oi Mirtha!
    Que bom que voce gostou! E’ muito importante pra mim que os Uruguaios tambem gostem do meu post.
    Fui muito bem acolhida por voces, e esse post e’ so’ uma pequenina homenagem pra retribuir tudo de bom que o Uruguai sempre me proporcionou!
    Muito obrigada pela leitura e pelo carinho!
    Alline

mimiPublicado em  1:38 am - ago 18, 2013

Parabéns Aline,pelo texto que nos faz reviver a beleza que é o Uruguai,muito bom.Mimi.

zuleide sampaioPublicado em  9:56 pm - ago 18, 2013

Aline,
Encontrei seu post , ao procurar informações sobre o Uruguai .
O seu texto é maravilhoso, quase poesia.
Pretendo viajar para lá no mês seguinte com meu esposo.. caso tenha alguma dica……

    AllinePublicado em  5:35 pm - ago 19, 2013

    Oi Zuleide!
    Que bom que voce gostou do post.
    Tenho algumas dicas sim, mas depende muito do que voces gostariam de fazer no Uruguai. Tem opcoes para todos os gostos.
    Se quiser um passeio mais tranquilo, eu recomendo a costa leste do Uruguai, super tranquilo e e’ uma delicia.
    Se quiser algo mais glamouroso, estilo balneario chique, eu recomendo Punta del Este. Muito bom e muito badalado!
    Mas se quiser algo mais cultural, mais cabeca, ai eu recomendo Montevideo, visitar seus museus, monumentos, pracas, etc…
    Fica a seu criterio 😀
    Alline

Adão Ede MoebusPublicado em  10:45 pm - ago 19, 2013

Aline, parabéns pelo post, mas gostaria de saber, qual a distância entre Porto Alegre e Montevideu, eu passo por Jaguarão, e por onde mais, tem pedágios? Se puder me ajudar, agradeço, um abraço do Adão = Petrópolis RJ

    AllinePublicado em  7:14 pm - ago 20, 2013

    Oi Adao!
    Obrigada pela leitura!
    Tem diferentes estradas para Montevideu. Eu sugiro a estrada pela costa, e’ mais longa, mas e’ bem bonita e passa por Punta Del Este…
    Essa viagem pode demorar mais de um dia, se voce fizer todas as boas paradas que existem como opcao…
    No Uruguai, eu nao me lembro de ter pedagio nao…

EneidaPublicado em  2:35 am - ago 20, 2013

Aline, como você escreve bem! Numa linguagem que nos leva junto á tua viagem. Parabéns!

Marysia AlvesPublicado em  7:49 pm - ago 21, 2013

Oi minha querida!
Adorei o que escreveu!
Me bateu uma saudade gostosa da minha viagem de navio ali em janeiro…
Obrigada pelo delicioso flashback!
Parabéns e continue a escrever!
Marysia

AllinePublicado em  12:20 am - ago 23, 2013

Obrigada minha titia LINDA!!!

Pode deixar que eu vou continuar a escrever sim, to adorando esse negocio !
😀

maia c puigPublicado em  8:43 pm - set 1, 2013

ME SIENTO MUY ORGULLOSA EN CUANTO A LOS COMENTARIOS DE MI PAIS
Y X EL GRAN PRESIDENTE QUE TENEMOS .
BESOSSS

Nestor RodriguezPublicado em  11:24 pm - set 1, 2013

Alline: como Uruguayo que soy y vivo en Montevideo te felicito por tu comentario que haces de mi país , muy bien hecho y resumiste muy bien como es nuestro país , son todos bienvenidos a Uruguay¡¡
saludos
Néstor

veneciaPublicado em  1:42 am - set 2, 2013

GRACIAS por hablar cosas tan lindas de nuestro paisito es re lindo escuchar que a otras personas de otros paises les guste tanto
yo soy de uruguay antes vivia en montevideo pero ahora estoy viviendo en minas lavalleja aca es re lindo tambien, los alfajores de las sierras de minas mm q rico!!!, los rios los cerros, villa serrana todo!! igual montevideo lo extaranio pila, lo que mas extranio es ir a la feria de tristan narvaja y el desfile de llamadas y el mercado del puerto
bueno saludos desde aca y que vuelvas pronto a comerte un asado y tomarte unos mates con bizcochos jejejeeje besosos

Un UruguayoPublicado em  2:26 am - set 2, 2013

Es agradable ver como un Pais compañero tiene estos pensamientos sobre nuestra tierra y nuestro presidente.
les dejo algo para escuchar, no tiene desperdicio.
http://www.youtube.com/watch?v=roTNKN2kkrg
Un abraso grande.

IsabelPublicado em  4:29 am - set 2, 2013

Pessoas brasileiras falando sobre o Uruguai, omg, otimos comentarios e tudo mais.
Fico muito feliz de ver pessoas comentando tudo isso de um pais tao pequeno.

Fabian BarriosPublicado em  1:15 pm - set 2, 2013

Muy buen articulo, tenemos un país muy pequeño pero con una cultura de vida que hace falta en muchas partes del mundo y sobre todo en las grandes ciudades. Sean bienvenidos !!

MONICA BERNYPublicado em  2:15 pm - set 2, 2013

MUCHAS GRACIAS POR LOS HERMOSOS COMENTARIOS QUE HAS HECHO DE NUESTRO HERMOSO PAIS.ES ASI,SIEMPRE LES ABRIMOS LAS PUERTAS A TODOS AQUELLOS QUE QUIERAN VENIR A DISFRUTAR O A TRABAJAR. EN LO UNICO QUE NO ESTOY DE ACUERDO CONTIGO,ES QUE DIGAS QUE EL PRESIDENTE ES LA IMAGEN DE LOS 3 MILLONES DE HABITANTES QUE SOMOS.PUES NO ES ASI.MUCHOS LAMENTAMOS Y NOS AVERGONZAMOS DE QUIEN NOS REPRESENTA..Y NUEVAMENTE GRACIAS POR QUERER A NUESTRA TIERRA TAN AMADA …SALUDA ATTE.MONICA BERNY

SilviaPublicado em  2:44 pm - set 2, 2013

Gracias Aline por este articulo tan bonito sobre mi país, la verdad que muestra de manera maravillosa lo lindo que es. Muito Obrigada, beijo

FernandoPublicado em  3:05 pm - set 2, 2013

ALLINE parabens pelo texto vc falo y falo bem do meo pais he iso a gente ge piquen de mais , mais a gente he feliz com o que a gente ten , sem falar nada nao tenho nada que reclamar dele y fiquei feliz por ver o que vc escrebeo dele assim mesmo he uruguay piqueno ,humilde mais com o corazon gigante 😀 he te recomendo pra proxima ves que vc pasar por aque pasa la na Fortaleza , colonia dom bosco , vc vai gosta diso com certeza brigado … Gracias por todo la vida es una y uruguay es algo unico por eso Tengo orgullo de ser uruguayo

PanchoPublicado em  3:49 pm - set 2, 2013

http://www.youtube.com/watch?v=D7C-eONt8ek&sns=em

Seguramente eran de la DGI o del BPS

NUESTRO PRESIDENTE NUNCA SE INSCRIBIO EN BPS NI PAGO JAMAS IVA SOBRE LAS FLORES QUE VENDIA Y VENDE PORQUE LE PARECE UN IMPUESTO QUE NO DEBERIA CORRESPONDER A LAS FLORES …Y COMO A EL LE PARECIÓ ..NUNCA PAGÓ …

EliPublicado em  4:04 pm - set 2, 2013

Oi Alline. Fico muito feliz pelos comentarios positivos que vc fez do Uruguay. Sou brasileira, casada com uruguayo, faz 12 anos que moro em Montevideo. É um pais com muitas caras… quando cheguei aqui meu marido sempre me comentava com orgulho os beneficios de viver no uruguay .. Infelizmente agora a realidade é diferente! Vou citar alguns pontos que discordo do que vc escreveu para que as pessoas possam pesquisar e ter sua propria opiniáo sobre esta terrinha: o presiente ñao representa aos 3.3 milhoes dos Uruguayos , quase a metade deles tem vergonha pela falta de educacao, cultura e a forma que vem levando o pais enfrente, o Uruguay é o pais mas caro pra viver da America Latina, tem a maior taixa de suicidio (esta entre os 3 a nivel mundial), a educacao se despencou , a violencia aumentou, 60% da populacao tem mais de 60 anos (é um pais de velhos) e depois que aprovaram a lei do aborto para “que a mulher possa escolher” .. sáo 14 abortos por dia . Totalizando ao dia de hj mais de 6.000. É um pais de pessoas tristes que tem orgulho de ser assim…. é facil viver em Villa Biarritz e contar o lado glamoroso do Uruguay. Dificil é ter que pagar tantos impuestos para bancar aos milhoes que vivem as custas “de quem ganha mais” … que na realidade ñao é assim. Resumindo : Todo pais tem seu lado lindo, glamoroso… mas é preciso falar os prós e contras de cada lugar pra que as pessoas ñao sejam enganadas…

Yhonatan Dos SantosPublicado em  7:44 pm - set 2, 2013

Eli es verdad que hay mucha desigualdad social en Uruguay como en cualquier otro pais pero tampoco es para tanto como das a entender. Y es verdad tambien que no todos estan de acuerdo con la administracion de Mujica porque el mucho habla y poco hace
A y una correccion 18% de la poblacion uruguaya es mayor de 60 años.

PANCHOPublicado em  8:00 pm - set 2, 2013

Alline: Excelente lo que escribes sobre Uruguay. Lamentablemente leo el comentario de ELI y siento pena por tanta mala onda. Dice vivir hace 12 años en Uruguay, y si lleva ese tiempo viviendo aqui deberia reconocer los enormes avances sociales del pàis en los ultimos 9 años, desempleo del 6 %, uno de los mas bajos del mundo. Afirma que la mitad de la poblaciòn siente vergüenza del Presidente, lamentable comentario ! Dice que somos una paìs de personas tristes y que tenemos orgullo de ser asi, una afirmaciòn absurda y alejada de la realidad. Habla de la Ley del aborto, sin reconocer que esa Ley coloca a Uruguay a la vanguardia de America Latina en ofrecer derechos a las mujeres de decidir libremente y evitar muertes innecesarias por abortos ilegales. Luego habla de pagar impuestos para bancar a millones que no trabajan, alguien puede creer esa barbaridad ? Gracias a Dios tenemos èste gobierno sensible a las necesidades de la gente. Lamentamos que una extranjera que vive hace 12 años en este paìs, hable asi.

Rodolfo W.Publicado em  8:27 pm - set 2, 2013

Alline, parabens pelo seu post! Muito agradavel de se ler! Sou uruguaio, filho de pai brasileiro e moro a muitos anos em Montevideu. Gostei muito do que voce escreveu, quantas verdades!, as vezes a gente nao da valor as coisas que tem ao redor. Parabens a voce! Tudo de bom!

FabioPublicado em  6:51 pm - nov 24, 2013

Olá, galera gostaria de deixar aqui algumas dicas, pois voltei do Uruguai e Punta.
Vale a pena alugar um carro logo no aeroporto de Montevideo, pois o taxi lá custa $60 dolares ou seja ida e volta,do aeroporto para o hotel,$120, mas o que pagaria para fazer tours, vale a pena alugar um carro com gps e pegar a estrada para conhecer Punta que é uma maravilha.É muito tranquilo andar de carro em Montevideo, fique atento que lá tem que andar de dia com os faróis acesos, se não é multado.Vale a pena andar pela 18 de Julho para encontrar quem pague melhor pela nossa moeda, por 1 real, varia de 8,0 a 8,7 pesos uruguaios.
Se for em Punta não deixe de conhecer o Cassino Conrad que é fascinante e também um bairro que poucos falam, Bevely Hills que tem cada mansão, e também tem um museum que pode ser visitado, é gratuito.
Em relação a segurança, é tranquilo a noite, mas evite andar pelas ruas transversais a 18 de Julho, tem algumas que são escuras e você encontra pessoas usando drogas e até pedindo dinheiro, não dê bobeira com máquinas fotográficas e jóias, pois você quase não vê policiais nas ruas.
Por último, parece que o país não passa por um bom momento, e os uruguaios são muito estúpidos e grosseiros, principalmente com os brasileiros, passei cada uma!
Bom é isso aí e bom viagem e tirem bastante fotos.

Há esqueci, o preço dos pratos de comidas para um, varia de 240 a 320 pesos uruguaios, em Montevideo.
Outra coisa lá é lei, nenhuma comida pode ter tempero ( sal, pimenta, etc…) ou seja, tudo sem gosto, arroz, carne, frango, porco… quando eles trazem os pratos trazem os temperos e colocam na mesa.
Em Punta um prato para três é de 900 pesos uruguaios pra cima, a comida lá é cara, o refrigerante deles chama-se ( refresco ) custa em média 19 pesos uruguaios, doce de leite custa em média 220 pesos uruguaios, camisas de lembranças 3 por 500 pesos uruguaios.
As coisas no Uruguai não são baratas,o custo de vida lá é caro, 1 litro de gasolina é quase 5 reais, prepare para levar bastante dinheiro.
Quem optar pelo duty free o mais barato de: Brasil, Argentina e Uruguai, o mais em conta é o da Argentina, se você vai passar por esse país, pode comprar que o preço é o melhor.
É só isso pessoal, qualquer dúvida é só perguntar e agradecendo a Aline pelo espaço e pelo seu blog.

    Do Rio pro MundoPublicado em  10:02 pm - nov 24, 2013

    Valeu Fabio. Obrigado pelas dicas.

    Um gde abraço.

    Nestor RodriguezPublicado em  2:03 am - dez 30, 2013

    Como Uruguaio pido disculpas ao Fabio por algum problema que ele teve com respecto a grosserías, mas ele está botando tudo um país dentro da mesma sacola, convido a que volte ao meu país sempre , eu viajei muito ao Brasil e nao passo dizer que tudos sao a mesma pessoa ja tive com paulistas , gauchos , bahianos, e sempre fiquei com o melhor , pero nao tudo mundo pensa igual, meus comprimentos Fabio e que seja muito bom o 2014 pra vocé e sua familia
    Néstor

Tania ivanete da rochaPublicado em  3:30 pm - dez 27, 2013

Ola,meu nome é Tania,gostei muito desde tour q nos has ensinado sobre Uruguai,me encantou.Eu e meu marido estamos morando no Brasil tem 9 meses,moramos durante 13 anos em Espanha,e,nao estamos nos adaptando muito bem aqui,começamos então buscar outro lugar pra viver,entao vi sobre o Uruguai e gostei.Estamos pensando em fazer uma viajem ate ai pra conhecer um pouco o pais.Gostaria de saber de você si seria possível abrir uma empresa ai,ou melhor uma loja,porque temos uma loja de lingerie aqui,e queríamos seguir nesta área.

    AllinePublicado em  7:25 pm - jan 1, 2014

    Oi Tania!
    Torço para que voce se adapte ao Uruguai!
    Infelizmente nao sei te responder nada sobre procedimentos legais e burocraticos de lá porque nao morei tempo suficiente para isto…
    Mas nao deve ser dificil achar as respostas na Internet
    É como eu faço sempre 😀
    Abraços
    Alline

Vânia WenzelPublicado em  12:37 am - fev 19, 2014

Primeiramente quero agradecer o espaço no blog.
Sou brasileira e estou no Uruguay desde 2007 e concordo quando leio comentários sobre a beleza natural do país, da vida simples, etc.
É necessário revelar o que de melhor tem a oferecer esse pequeno país que recebe de braços abertos os brasileiros.
Brasileiro chega no país como turista e é muito bem recebido.
Brasileiro vem para morar e trabalhar no país e igualmente é bem recebido.
Conheço todos os departamentos, suas cidades, suas histórias, suas atividades laborais, sua gente, seus costumes, seus produtos, suas tradições, suas festas, os seus valores sociais, econômicos etc.
Gosto e respeito muito o país Uruguay e seu povo!
Reconheço as diferenças quando falamos do balneário Punta de Leste.
Os valores econômicos praticados no balneário de Punta de Leste é diferenciado do restante do país. É um balneário de reconhecimento internacional e está entre os melhores do mundo. As principais famílias das monarquias europeias possuem investimentos, propriedades e frequentam todo o ano o balneário. Os bilionários americanos e os xeiques árabes igualmente o fazem. O clima, a segurança e a discrição são amplamente valorizados pelos seus frequentadores mais ilustres.
Punta de Leste não é um balneário economicamente viável para todos mas conhece-lo é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada!
E, igualmente não deve ser desperdiçada a oportunidade de conhecer Montevideo, Colonia do Sacramento, as praias de Rocha, etc!
Venha de coração aberto que você não vai arrepender-se!

1

    AllinePublicado em  1:26 pm - fev 21, 2014

    Que maravilha Vania!
    Ficamos felizes que voce tenha gostado do post, e nos adicionado tao boas informacoes a mais!
    Vamos continuar nos falando sobre o Uruguai e fique a vontade para divulgar o post por ai
    🙂
    Alline

DiogoPublicado em  6:21 pm - mar 10, 2014

Belo texto! Resumiu em algumas palavras o que também senti durante minha estada por lá
Fiquei até arrepiado de lembrar de minha viagem para lá e me deixou morrendo de vontade de voltar!!!

    AllinePublicado em  3:47 am - mar 12, 2014

    Que bom que voce gostou!
    Obrigada Diogo!!

      Fabio LimaPublicado em  6:21 pm - abr 16, 2014

      OLA ALLINE, LI TODOS SEUS POST E GOSTEI MUITO, TODOS COM INFORMAÇÕES MUITO UTEIS, VOU PRA MONTEVIDEO EM OUTUBRO EM LUA DE MEL, A INTENÇÃO E CONHECER O PAIS PRIMEIRO E POSTERIORMENTE IR MORAR LA, POREM TENHO MUITAS DUVIDAS QUANTO HABITAÇÃO E PRINCIPALMENTE EMPREGO, TRABALHO NA INDUSTRIA COMO PROJETISTA DE MAQUINAS E DESIGN DE JOIAS, GOSTARIA DE SABER QUAL LUGAR MAIS INDUSTRIALIZADO E MAIS FACIL DE ARRUMAR EMPREGO, TENDO EM VISTA QUE JA VOU PRA LA FALANDO UM POUCO DE ESPANHOL

        AllinePublicado em  8:55 pm - abr 20, 2014

        Oi Fabio!! Que bom que voce tem lido os posts!! Manda bastante comentarios pra gente! 😀

        Montevideo e’ com certeza o lugar mais industrializado do Uruguai. Em volta da cidade tem alguns excelentes distritos industriais inclusive. Mas essa resposta so’ voce mesmo vai poder dar. No final das contas e’ tudo muito uma questao de gosto pessoal. Por exemplo, morar em Punta del Este deve ser maravilhoso 🙂

        Alline

LuaPublicado em  8:18 pm - maio 18, 2014

Olá. Sou brasileira e pretendo morar no Uruguai por ao menos um mês, aproveitando o tempo para fazer um curso de espanhol e explorar as riquezas naturais, culturais e gastronômicas do país.
Estou à procura de dicas sobre escolas, aluguel de imóveis, carros e cidades com boa qualidade de vida para morar durante o período.
Se puderem ajudar, agradeço.
Gratidao, desde já. luazinha@gmail.com

Edson Barbosa NunesPublicado em  10:23 am - jul 12, 2016

Li o texto de Alline de Oliveira, bem escrito e que nos deu visão geográfica e sociológica de nosso vizinho Uruguai. Bom, ótimo, obrigado Alline por escrever a oferecer a quem leia, a sua descrição e amostras fotográticas de suas explicações agradáveis. Você não disse onde nasceu nem onde vive, mas penso ser uma brasileira paulistana. Na qualidade de mineiro, conhecendo uma parcela do Brasil, sei que você falou de maravilhas que os brasileiros deviam apreciar para melhorar seu relacionamento no Brasil e por onde quiser andar, mas especialmente, para amar o povo uruguaio onde ainda não pisei mas por sua causa Alline, conheço fragmentos desse país vizinho que por sua causa vi tratar-se de maravilhoso e aconchegante. Obrigado, muito obrigado pelo que escreveu.

Deixe sua mensagem

seis + 19 =