• fpcuesta@gmail.com

Douro. Aonde o vinho encontra sua mais bela paisagem

Douro. Aonde o vinho encontra sua mais bela paisagem

A região do Douro é um local abençoado. Maravilha de vinho! Maravilha de paisagem! Ouso dizer que esta é a mais bela região vinícola do planeta terra. Visual deslumbrante num cenário de sonho, onde o descanso, a inspiração, a gastronomia e o vinho andam de mãos dadas, lado a lado. Você não precisa nem mesmo ser um entusiasta da bebida de Baco pra ter um belo motivo pra visitar e se encantar por este cantinho de Portugal. Navegar calmamante pelo Douro contemplando a beleza estonteante desta região já seria razão suficiente. Este pedaço do paraíso fica a cerca de uma hora a leste da cidade do Porto.

_DSC0105 [1024x768]

_DSC0084 [1024x768]

_DSC0082 [1024x768]

Mas, se por acaso, o seu coração bater mais forte pelo vinho, então você estará em uma das Mecas desse tipo de turismo. E não somente de vinho do Porto, como inicialmente poderia se pensar, mas também de formidáveis vinhos finos de mesa, que vem ganhando cada vez mais espaço nos mercados mundiais devido à sua destacada qualidade, fruto de constante dedicação e aperfeiçoamento de tão engajados produtores. Portanto, acredito que, embora Portugal tenha uma série de outras importantes áreas vinícolas como, por exemplo, o Alentejo e o Dão, é indiscutível que a região do Douro, atualmente, concentra alto percentual dos melhores vinhos portugueses.

_DSC0089

Nomes como Quinta do Vallado Adelaide, Quinta do Vale Meão, Curriculum Vitae Van Zeller, Quinta do Crasto Vinha da Ponte e Maria Teresa, Niepoort Batuta, Wine & Soul Pintas, Quinta do Portal Auru, dentre outros, já ostentam em pouco tempo uma reputação espetacular no mundo do vinho, podendo ser considerados ícones portugueses. Recentemente, 5 dos principais produtores da região formaram um grupo chamado “Douro Boys”, com a árdua tarefa de viajar juntos pelo mundo divulgando seus vinhos espetaculares e a própria marca Douro. No primeiro semestre de 2013, inclusive, estiveram no Brasil em um concorridíssimo painel de degustações e palestras.

_DSC0104 [1024x768]

_DSC0080 [1024x768]

_DSC0094 [1024x768]

Localizada a cerca de uma hora da cidade do Porto no sentido leste do país, a região do Douro é reconhecida pela Unesco como patrimônio da Humanidade. E nem poderia ser diferente, já que muito justo o título. O Rio Douro segue aqui a parte mais bonita e destacada de todo o seu leito, que nasce na Espanha, onde se chama Duero, indo desaguar no oceano atlântico, bem ao lado da cidade de Porto. A assim chamada Região Demarcada do Douro divide-se em 3 zonas, Baixo-Corgo, Cima-Corgo e Douro Superior.

_DSC0079

_DSC0085 [1024x768]

Criada em 1756, é tida como a primeira região demarcada e regulada no mundo, o chamado Alto Douro Vinhateiro é um exemplo ímpar de uma localidade tradicional que vive basicamente em função da produção vinícola, seja do afamado vinho do Porto, ou dos mais recentes vinhos de mesa de grande qualidade. Todos esses vinhos são oriundos dos socalcos que rodeiam o rio Douro e seus inúmeros afluentes, onde belíssimos terrenos escalonados, basicamente formando um solo rico em xisto, suportam sucessivas e intermináveis alas de videiras carregadas com cachos de um sem número de uvas autóctones, brancas ou tintas.

_DSC1287

Não apenas a paisagem é alterada pela produção do vinho, mas também o ritmo da vida dos durienses. Se o Inverno é marcado pela calma e pelo sossego, que parece transparecer nas videiras despidas, a transição do verão para o outono, melhor época para a visitação, no mês de setembro, é a fase das vindimas, com um descer e subir de cestos e tesouras de poda, nas encostas povoadas por trabalhadores.  Uma rotina deliciosa para quem puder acompanhar. Festa, celebração e alegria para os locais. A recompensa pelo esforço de um ano inteiro de trabalho.

_DSC0096 [1024x768]

Reconhecendo a importância da paisagem e das atividades tradicionais de produção de vinho, em 2001, como já dito antes, a UNESCO classificou como Patrimônio Mundial uma área equivalente a 24 600 hectares do Alto Douro Vinhateiro, repartidos por 13 concelhos, (escrito e grafado com “c” mesmo) assim denominados, e que na verdade nada mais são do que pequenas localidades dotadas de uma mínima estrutura administrativa.

_DSC0115

Quem está aqui precisa fazer o obrigatório passeio da navegação pelo Rio Douro (foto acima) à bordo do tradicional barco duriense, usado originalmente para transportar as barricas de vinho do porto rio abaixo até Vila Nova de Gaia, cidade onde a bebida fortificada envelhece e encorpa. É um passeio belíssimo, de onde se contemplam paisagens inimagináveis à bordo de águas tão calmas. Desfrutar esta experiência é algo soberbo, imperdível para quem está visitando o Douro.

photo by karine gomes

photo by karine gomes

E também precisa visitar as vinícolas e beber muito vinho! Para poder se esbanjar com o visual arrebatador da região, a recomendação é a de se hospedar, ao menos por duas noites, em uma quinta, ou seja, uma propriedade, se possível às margens do rio. Como exemplos dessas modernas propriedades, que aliam experiência eno-gastronômica com uma série de degustações dirigidas e uma hotelaria de alta qualidade, ficam as sugestões da Quinta do Crasto, Quinta de São José, Quinta da Romaneira e a Quinta do Portal. (fotos abaixo)

photo by karine gomes

photo by karine gomes

_DSC1269

Por sugestão de um grande amigo, profundo conhecedor das terras lusitanas, ficamos hospedados (eu e minha esposa), na Quinta do Portal, que é uma das maiores produtoras de vinho da região. A hospitalidade e o carinho de seus proprietários, Pedro e Sandra, muito nos cativaram, e nos fizeram sentir em casa. O Local é especial, pois seu enorme casarão, simultaneamente aconchegante e rústico, fica no meio da plantação de uvas, debruçado sobre uma enorme piscina seguida por fileiras de videiras, das mais variadas castas, as quais, em setembro, estavam carregadas de frutos, prontas para a colheita e vindima.

O estabelecimento possui quartos muito confortáveis e conta ainda com um maravilhoso restaurante, cujo chefe, apesar da pouca idade, tem um talento incomum e cria verdadeiras obras de arte. Além da maravilhosa comida e do vinho, sublime, fomos apresentados a diversos drinques exóticos, feitos com moscatel e com portos brancos e rosés, acrescidos de água tônica, gelo picado, limão, laranja, gengibre, hortelã e etc. Muito interessante também a visita ao local onde o vinho é produzido, todo automatizado, e aos dois andares de caves subterrâneas, onde milhares de litros de vinho do porto e de mesa adormecem e encorpam nas barricas de carvalho. Valiosa a hospedagem neste local!

_DSC0146

_DSC0158 [1024x768]

_DSC0185 [1024x768]

À beira do douro, fomos almoçar um dia na magnífica Quinta de São José, belíssima propriedade que também produz uma excelente linha de vinhos e oferece uma experiência destacada de hotelaria e de gastronomia. De seu ponto mais baixo, por onde se chega pelo rio, uma piscina escancarada para o Douro. No alto, a mais bela vista da região, que faz com que o visitante perca o fôlego.

Outra visita interessante para fazer no local é até a estação de trem, na localidade de Pinhão, que é uma pequena vila, à margem do rio, e é o centro da região demarcada do Vinho do Porto. A referida estação é conhecida também pelos seus 24 painéis de azulejos, em distintas tonalidades de azul, que retratam paisagens do Douro e aspectos das vindimas e das vinificações. Nos próprios trens, ocorrem shows com grupos folcróricos vestidos à caráter, que tocam músicas típicas da região.

_DSC0118

_DSC0128

photo by karine gomes

photo by karine gomes

Recomenda-se ainda uma visita ao restaurante DOC, (que tem também uma filial na cidade do Porto -DOP) estabelecimento do famoso e simpático chef Rui Paula, com destaque para as sobremesas que parecem autênticas obras de arte. Fica situado às margens do rio. www.ruipaula.com

_DSC0231

Já finalizando, para não tornar a leitura muito exaustiva, quem quiser obter todas as informações necessárias ao planejamento de sua visita e estada, consulte o website http://www.dourovalley.eu/

Apenas como falei muito de vinho, deixo como derradeira imagem, uma foto de sua matéria prima, nesta bela imagem de uma cepa de touriga nacional. Saúde! E boa Viagem!

_CSC0028

 

Do Rio pro Mundo

41 pensamentos sobre “Douro. Aonde o vinho encontra sua mais bela paisagem

Cláudio AdamastorPublicado em  9:04 pm - maio 7, 2013

Caro Felipe,
Seu Blog é surpreendente. De leitura agradável, ele retrata, com extrema delicadeza, a beleza de cada paragem e desperta, no leitor atento, um misto de fascínio e perplexidade. Por fugir da linguagem comum à “grande rede”, o coloco, desde já, como leitura obrigatória àqueles que buscam alcançar em lugares ao redor do mundo um pouco da poesia que um dia se perdeu. Grande abraço, Cláudio Adamastor.

RonaldoPublicado em  11:33 pm - maio 7, 2013

Parabéns pelo blog, Felipe! Belas dicas, deslumbrantes paisagens! Será, com certeza, minha principal referência na próxima viagem, que espero seja logo.

PatriciaPublicado em  6:11 pm - maio 8, 2013

Arrasou, Felipe!!! Este blog tem futuro. Parabens!!!

stephan stammPublicado em  6:36 pm - maio 8, 2013

Caramba Felipe isto está melhor do que qualquer site especializado. Parabéns.

Lu Tesch – perrengueirosPublicado em  8:48 pm - maio 8, 2013

Oi Felipe,

estou aqui marcando presença em nome dos Perrengueiros. Olha, não bebo vinho, mas fiquei com votnade de conhecer a estação de trem, de fazer o passeio de barco. Meu pai é português, nascido no Porto, e acho que nem ele conhece essa região. Que falha! Rs. Bjs e boa sorte com o blog!

Sonia FortesPublicado em  9:47 pm - maio 9, 2013

Filipe, com atraso pelos motivos que conhece, parabéns. O blog fica a cada dia melhor. Você tem estilo e, pelo visto, muita coisa para nos contar. Essa parte sobre Portugal é algo que nunca consegui fazer e fiquei com água na boca. Tem toda razão, não é preciso ser apreciador de vinhos, para se embebedar-se com a beleza e a tranquilidade dessa paisagem acolhedora, ao redor de um cardápio regado pelos maravilhosos vinhos da Terrinha… dos meus antepassados… Abs. Sonia

    Do Rio pro MundoPublicado em  12:02 am - maio 10, 2013

    Sonia, muito obrigado por seu carinho e seus elogiosos comentários! Espero que vc continue me prestigiando e seguindo este blog, pois em breve postarei novos relatos de minhas viagens por america do sul, america do norte, europa e, dentro em breve, pela ásia!

    Grande abraço, Felipe

Pedro BrancoPublicado em  2:22 pm - maio 11, 2013

Caro Amigo Felipe,
Muitos Parabéns pelo seu blog!
A sua escrita parece seguir o rio Douro que com ritmo, entusiasmo e vontade de chegar mais além esculpiu o seu leito nas montanhas de xisto e granito do Norte de Portugal.
Foi com grande entusiasmo que li as suas palavras, com as quais me identifico e me emociono, como em cada dia que tenho a felicidade de acordar no vale do rio Pinhão.
Saúde!
Um forte abraço para si, para Karine e para as meninas.
Sandra e Pedro

Julio CorreaPublicado em  3:00 am - ago 15, 2013

Realmente o seu blog é muito bem diagramado e elaborado. Sou um aficionado por vinho, principalmente pela parte mais técnica da arte de fazer e apreciar. Gosto dos comentários sobre os cinco sentidos que despertamos ao apreciar (beber) uma taça de vinho. Marcas, tipos, safras, etc…são itens que me fascinam, além da arte de degustar o vinho. Gostaria de receber newletters, comentários e publicações por email. Mais uma vez reitero meus elogios sobre o teu blog. Cordiais Saudações.

    Do Rio pro MundoPublicado em  11:09 am - ago 15, 2013

    Muito obrigado Julio, por sua visita e seus calorosos elogios. Espero que você siga nos acompanhando e prestigiando. Eu também adoro esse tema de vinhos e, com certeza, sempre que possível, tento de algum modo conciliá-lo em minhas viagens. Recentemente, publiquei uma serie de posts de minha recente viagem à toscana. Em um deles, o terceiro, falo muito sobre o Chianti e sua bela região vinícola, com dicas inclusive de produtores. Se puder, visite lá. Diante de seu interesse manifestado, vou te registrar a receber as atualizações deste blog.
    Um grande abraço, Felipe

Fernanda PinaPublicado em  3:01 pm - ago 16, 2013

Visitei seu blogue através da partilha de uma amiga de FB ! Estou encantada como portuguesa, filha, neta……… de muitas gerações com quinta no Douro, zona que está no meu ADN e que muito admiro ! Parabéns pelo belíssimo texto ! Obrigada por divulgar este belo Património !!! Fiquei fã do seu blogue que seguirei com entusiasmo !

    Do Rio pro MundoPublicado em  9:34 pm - ago 16, 2013

    Muito obrigado Fernanda! Fiquei muito feliz com o seu comentário! Isso me estimula a seguir tentando fazer sempre o meu melhor. Realmente, viajar é um sonho. E, viajar para Portugal, um privilégio!
    Vinho, comida, paisagens e pessoas espetaculares.

    Um abraço, Felipe

MARIA DO ROSÁRIO BARROSPublicado em  7:24 pm - ago 16, 2013

Viajei a Portugal, cheguei a três dias, estou encantada com a beleza e maravilha que é o RIO DOURO E SUAS MARGENS, fiz o passeio nesse barco escurinho, foi incrível, estou maravilhada com tanta beleza, estive hospedada por vinte dias na cidade de PORTO.

Adilson Gonçalves de SouzaPublicado em  8:34 pm - ago 16, 2013

muito bom, quer sempre receber informações

Adilson Gonçalves de SouzaPublicado em  8:36 pm - ago 16, 2013

muito bom gostei!!!

    Do Rio pro MundoPublicado em  9:38 pm - ago 16, 2013

    Valeu Adilson! E desejar receber informações do blog, pode se inscrever e registrar no próprio site. Obrigado pela visita e pelo comentário. Um grande abraço, Felipe

José Carlos NunesPublicado em  12:49 am - ago 17, 2013

Olha fico com meu coração batendo muito forte é tudo lindo demais, sim em breve vou conhecer toda esta beleza parabéns o site e bom demais, queria lhe perguntar meu pais e meus avos eram da freguesia do Peso da Régua, gostaria de saber se esta região fica próxima da mostradas no site e quanto em media se gasta para ficar em um lugar simples .

    Do Rio pro MundoPublicado em  1:17 pm - ago 17, 2013

    Olá José Carlos Nunes,

    Muito feliz com os seus comentários. Obrigado pelos elogios. Sim, Peso da Régua fica muito próxima da região do Douro e de todas as suas belezas, inclusive as mostradas neste post.
    O gasto para visitar a região depende muito de seu orçamento. Você pode ficar em locais mais simples por cerca de 50 euros a diária até quintas que oferecem um serviço VIP e que podem cobrar mais de 500 euros a diária para o casal.

    Um grande abraço, Felipe. Qualquer outra dúvida, não hesite em manter contato.

GilcaPublicado em  4:27 pm - ago 17, 2013

Bom dia !!!
Recebi a postagem sobre esta maravilha aqui pelo meu face….
Por apreciar o bom vinho, tomei a liberdade de parabenizá-los pelo bolg….
Tenho amigo que reside em Ponte da Barca ai em Portugal, quando surgir oportunidade irei visitá-lo e darei preferência em conhecer os vinhedos de Douro… Um abraço especial
…Parabéns !!!!
Do Brasil…
Gilca Gonçalves …

    Do Rio pro MundoPublicado em  5:11 pm - ago 17, 2013

    Muito obrigado Gilca por seu comentário. Realmente o Douro é espetacular. São paisagens inacreditáveis e vinhos soberbos. Não deixe de visitar a região se tiver oportunidade.

    Espero que você siga nos acompanhando aqui no blog. Um grande abraço, Felipe.

Ana Emilia LilaPublicado em  9:46 am - ago 18, 2013

Mais um belissimo relato da sua viagem pelo Douro. Parabéns

Mário CostaPublicado em  10:16 am - ago 18, 2013

Bom Dia Felipe,

Ao ler as sua cronicas às vezes fico na duvida se é um português ou um brasileiro que regista tão bem o que Portugal tem para oferecer e na duvida tenho que dizer você é um cidadão do mundo com uma boa perspectiva do que vê e regista na maquina fotografica.
Como português que gosta do seu país e com algumas afinidades ao Brasil país que tambem gosto bastante só tenho de agradecer os seus artigos.

Um abraço e continuação de boas viagens pelo mundo.

    Do Rio pro MundoPublicado em  1:44 pm - ago 18, 2013

    Prezado Mario,

    Bem, sou um brasileiro que gosta muito de viajar e que venho cada vez mais tendo grande entusiasmo por Portugal, um país diferenciado, com uma cultura ímpar, repleto de regiões muito distintas entre si, todas com muita beleza e características próprias. Defendo perante meus amigos e às pessoas de meu círculo, que nós Brasileiros, temos que intensificar cada vez mais o nosso turismo em terras lusas, pois, somente bem conhecendo as nossas origens, melhor nos compreenderemos como povo e nação. Some-se a isto as maravilhosas paisagens, destacada gastronomia e vinhos feitos para sonhar, com uma diversidade de castas autóctones tão deliciosas.

    Obrigado por suas palavras e espero que você siga acompanhando esse trabalho mundo afora, feito com enorme entusiasmo e dedicação. Um grande abraço, Felipe

edna costaPublicado em  10:52 am - ago 18, 2013

adorei, estou muito encantada,obrigada

joao l santosPublicado em  11:46 am - ago 18, 2013

Gostei de tudo o que vi , os meus parabéns , além da beleza e da qualidade dos vinhos ,o que mais me tocou , foi a sensibilidade e a paixão como é apresentado . Sem duvida , o nosso país é lindo.

    Do Rio pro MundoPublicado em  4:02 pm - ago 18, 2013

    Obrigado por suas palavras amigo João Santos. Você captou com perfeição a maneira pela qual que me dedico a este trabalho. Comentários como o seu, somente me incentivam ainda mais a seguir em frente. Grande abraço e espero que sigas acompanhando o blog.

    Felipe

Inacio Pinheiro WerneckPublicado em  1:32 pm - ago 18, 2013

Achei eu muito interessante não conheço Portugal mais agora vendo estas fotos acho que gostaria de conhecer esta região, pois vinho eu já conheço e gosto muito de degustar um bom vinho.
Quem sabe um dia destes eu tome coragem e encare uma viajem até este pedaço maravilhoso do Velho Continente.
Abraços.

    Do Rio pro MundoPublicado em  4:05 pm - ago 18, 2013

    Prezado Inacio Werneck, faça isso meu amigo. Te garanto que vc. não vai se arrepender. É uma das paisagens mais bonitas do mundo. E os vinhos? Bem, estes são maravilhosos, aliados também a uma soberba gastronomia regional. Portugal está cada vez mais na vanguardae nós, brasileiros, devemos aproveitá-lo por tudo de bom que ele oferece e também pela facilidade de falarem a mesma língua que nós. Um abraço e obrigado pela visita. Felipe

Maria Candida Oliveira BarbosaPublicado em  9:32 am - ago 19, 2013

gosto do seu blogue,tenho feito algumas viagens ao douro e aproveito a visitar pelo menos duas quintas de cada vez,venho sempre deslumbrada e Setembro é altura que mais gosto pois as oliveiras de tão carregadas estão quase a bater no chão as uvas são quanto se avista, muito zelo engenho e muito trabalho mas o milagre da-se.

    Do Rio pro MundoPublicado em  10:22 am - ago 19, 2013

    Obrigado pela visita e elogios Maria Candida. Estive no Douro exatamente no início de setembro do ano de 2012 e a vindima estava começando. Época gloriosa para quem puder visotá-lo. Um abraço, Felipe

José Luiz CancelaPublicado em  12:51 pm - ago 19, 2013

Muito bom. Já diz o poeta que navegar é preciso, viver não é preciso! Porque o sentido de navegar é viver, é construir, é conhecer…e pr0var um bom vinho, rs. Só viver não é o basante.
J.Luiz

    Do Rio pro MundoPublicado em  12:59 pm - ago 19, 2013

    Muito bem Jose Luiz. Fernando Pessoa deve ter muito a ver com o Douro, pois navegar no Douro é mais do que preciso, é imprescindível!!!!

    Obrigado pelo elogioso comentario! Um grande abraço, Felipe

Silvio Carlos CuryPublicado em  7:36 pm - ago 19, 2013

Boa tarde Felipe.
Leitura interessante. Conseguiu dar ao Douro àquilo que eu imagino encontrar. Pena que moro tão longe. Irei, com a minha mulher, no mês de setembro. Será uma visita de sete dias, incluindo o Porto.
Abraços,
Silvio

    Do Rio pro MundoPublicado em  9:24 pm - ago 19, 2013

    Obrigado Sílvio pelos seus comentários. Se for em Setembro é a época ideal. 7 dias também é um tempo perfeito para ficar entre Porto e Douro.
    Boa viagem pra ti. Um abraço. Felipe

      Silvio Carlos CuryPublicado em  12:05 pm - abr 21, 2014

      Olá Felipe.
      Estivemos em Portugal e percorremos o país durante 30 dias. Momentos inesquecíveis ficarão na nossa lembrança. Por retribuição ao pessoal do Viaje na Viagem relatei as experiências dessa viagem no site: Pasrte 1, do Algarve à Serra das Estrelas, e Parte 2, Douro à Serra de Gerês (passando pelo Minho). Na Parte 3 falaremos do Porto até Lisboa.
      Abraços,

ana silviaPublicado em  5:07 pm - jun 17, 2014

Parabéns pela linda exposição do Norte de Portugal…região do Douro…como brasileira que amo Portugal, ja estou indo a explorar essa região, amei as fotos e as explicações.
Em setembro estarei vivenciando essa beleza. obrigada
Ana Sílvia

Deixe sua mensagem

16 − treze =