• fpcuesta@gmail.com

Big-Sur e Pacific Highway 1. Encontro de gala com a natureza.

Big-Sur e Pacific Highway 1. Encontro de gala com a natureza.

Dirigir pelo Big-Sur é como marcar um encontro de gala com a natureza. Ou pelo menos ter a certeza que ela está permitindo que você invada a sua privacidade. É como caminhar pelas nuvens. Um cenário visualmente arrebatador, onde o Oceano Pacífico encontra o continente, o mar se aconchega em harmonia com a massa de terra, e gera uma paisagem crua e selvagem. Trafegar por esse caminho, é como desenhar, com o volante do carro, o próprio mapa da Costa Oeste Americana.

_DSC0075

Ainda bem que o homem, munido da inteligência e da Engenharia, consegue construir e oferecer à sua espécie, estradas em locais tão improváveis como este, para que então, possam os seres humanos testemunhar o que os pássaros há muito já puderam saber.

O ideal é fazer a rota descendo, pois como a estrada é de mão dupla, o sentido do tráfego que fica escancarado para a paisagem é o sentido Norte-Sul, que permite paradas imediatas nos inúmeros mirantes disponíveis, sem que o viajante tenha que se preocupar em cruzar a pista, correndo o risco de sofrer e causar acidentes e/ou transtornos viários menores.

_DSC0085

Isso sem contar que o cenário da paisagem para quem vai para o norte aparece no sentido contrário, o que prejudica e dificulta a sua exploraçao visual. Ao revés, quem opta por fazer o trajeto descendo, mesmo conduzindo um automóvel, tem a seu favor todo o desdobramento da vista, que fica então a seu inteiro dispor. Entrar na Pacific Highway US 1, para percorrer o trecho do Big Sur é ridiculamente fácil, basta estar em Carmel, e seguir uma das inúmeras placas que indicam, logo na saída da cidade, a entrada na rodovia. Só é preciso dobrar uma esquina na parte mais ao norte de Carmel, que já se estará na estrada. A foto abaixo mostra o primeiro mirante da estrada, após Carmel, em direção ao sul.

_DSC0026

Uma dica importante é abastecer o carro antes de iniciar a travessia, pois não há tantos postos de gasolina disponíveis ao longo do percurso, que, com as paradas, longas ou curtas, mais frequentes ou mais espaçadas, inclusive para uma refeição, pode ser cumprido entre 4 e 6 horas, dependendo do perfil do viajante. Aliás, como parada obrigatória para o almoço, visite o restaurante Nepenthe, que serve uma comida muito bem elaborada, a base de saladas, porções de entradinhas incrementadas e sanduíches deliciosos em um cenário desconcertante, escancarado para as encostas e para o Oceano.

_DSC0050

Somente visitando o local para entender a magnitude da experiência, não havendo como retratar com exatidão por meio de palavras, o ambiente que o viajante irá encontrar. É preciso acreditar nessa dica e conferir pessoalmente a sugestão, torcendo, ademais, para um dia de sol e claridade, o que certamente incrementará ainda mais o programa. Abaixo, outra foto do soberbo visual de uma das mesas do restaurante, onde a pessoa come escancarada para a paisagem.

_DSC0067

O restaurante fica à direita, no sentido de quem está rumando ao sul, bastando estacionar o carro, e subir até a sua área de serviço de refeições.

Prosseguindo na descida, não imponha como objetivo a chegada diretamente até Santa Mônica/Los Angeles, pois isto aumenta consideravelmente o trajeto e a fadiga. O ideal, vindo de Carmel, é dirigir até San Luis Obispo, ou Santa Bárbara, e pernoitar em uma destas cidades, para somente então prosseguir viagem no(s) dia(s) subsequente(s), já descansado, rumo à maior metrópole da Califórnia, ou quem sabe, fazer um breve desvio e rumar para leste ao encontro da região vinícola de paso robles. Esta foto abaixo, mostra quase o final da parte mais bonita, chegando em uma zona mais plana, já perto de paso robles.

_DSC0035

Nunca faça o caminho à noite, pois além de se perder todo o visual, a sinuosa estrada se torna muito perigosa sem a presença de luz natural. Saia de Carmel no máximo as onze e meia da manhã, para chegar com segurança em uma das duas cidades acima mencionadas antes do anoitecer. É obrigatório fazer esse roteiro para ir do Norte ao Sul? É claro que não. É perfeitamente possível ir por dentro, entre Carmel e Santa Bárbara, de modo mais rápido, pela auto-estrada principal, a Interstate US 101, que corta toda a Costa Oeste americana, pelos Estados de Washington, Oregon e Califórnia.

_DSC0031

Mas, se assim optar, você estará jogando fora a chance de se deparar com uma das paisagens mais bonitas do planeta terra. Por fim, lembro que se o viajante tiver ainda mais tempo, e quiser esquadrinhar a região de modo mais detalhado, poderá se hospedar por uma noite em algum dos poucos hotéis ou pousadas da região, neste trecho mais atraente entre Carmel e o próprio parque Big-Sur, que deve ter cerca de 40 kilômetros, jantando à luz do luar e talvez percorrer algumas trilhas no parque. Eu não fiz isso, portanto, não posso colaborar muito com essa alternativa. Mas, fica a dica.

Do Rio pro Mundo

16 pensamentos sobre “Big-Sur e Pacific Highway 1. Encontro de gala com a natureza.

ana mariaPublicado em  11:28 pm - maio 6, 2013

Também fiquei bem impactada com a Pacific Highway e o Big Sur….lá se vão anos! Acho que já está na hora de voltar e deixar a costa Leste por um tempo!

CarréPublicado em  11:31 pm - maio 6, 2013

Gostei muito do Blog, principalmente porque são locais até certo ponto alternativos, que fogem daquele lugar comum dos turistas. O blogueiro demonstra conhecimento e as fotos são bacanas. Vou divulgar para os meus amigos pobres (leia-se: todos os meus amigos), que só assim poderão conhecer lugares tão bonitos.

nadiaPublicado em  11:48 pm - maio 7, 2013

Carioca viajante, fiquei muito feliz em descobrir seu blog. Há muitos anos atrás fiz essa mesma viagem de San Francisco a Los Angeles. Seu relato muito bem escrito, preciso e escolhendo com muita sensibilidade o que contar, faz o leitor viajar junto com você. É uma leitura leve e gostosa. Outro ponto forte do blog são as fotografias, lindas em sua maioria, se misturam ao texto sem que um se imponha ao outro, se complementam de uma forma muito sintônica e na dose certa. Parabéns e desejo muitas viagens para o blog, o leitor é quem vai ganhar. Me lembrei de uma frase que é muito interessante para pessoas como nós, que gostamos de viajar “Travel is the only thing you buy, that makes you richer” Nadia

GeorgiaPublicado em  1:51 am - maio 8, 2013

Irado!
Tem palavra mais carioca? Adorei a redação leve, fluida, com dicas maneiríssimas do visual, do trajeto… Vou pra Califa em breve e farei exatamente a rota SFO – LA munida dessas dicas.
Pensei em dar só uma lida rápida, mas o texto me conquistou. E as fotos são lindas! Agora tenho que bolar uma viagem pra Portugal…
Valeu!

Sonia FortesPublicado em  9:53 pm - maio 9, 2013

Lindo local. Lamento que vocês não tenham feito a refeição à luz do luar… mas pelo modo como falou, parece que vai encontrar um tempinho para voltar e realizar essa omissão. O lugar é arrebatador. Vale o retorno… abs. Sonia

Carol VenturaPublicado em  9:38 pm - maio 17, 2013

Olá,

Muito bom o seu blog, a leitura está ótima e as fotos incríveis.
Parabéns!!

Beijos,
Carol Ventura
http://www.missviagem.com.br

Andrea AraujoPublicado em  1:18 pm - maio 30, 2013

Gostoso de ler! Bem escrito! Fotos lindas! Vou em julho/2013 de carro de Sao Francisco ate Sao Diego com meu marido e 2 filhos de 11 e 15 anos! Adorei as dicas!!

    Do Rio pro MundoPublicado em  1:30 pm - maio 30, 2013

    Valeu ANDREA pelo seu comentário. Pelo visto, vc fará a viagem idêntica à minha. Não se esqueça, se puder, de ficar ao menos 4 dias para explorar San Francisco e, se conseguir, 2 em Carmel. Caso tenha alguma outra dúvida, não hesite em perguntar. Um grande abraço e boa viagem!
    Felipe

      Andrea AraujoPublicado em  8:40 pm - maio 30, 2013

      Felipe, ja reservei uma noite no pine inn em carmel. Tambem ja tenho reservas em sao francisco, los angeles e san diego mas tenho uma noite extra entre carmel e los angeles e nao sei aonde devo parar, se fico mais uma noite em carmel para seguir direto para L.A sem parar para dormir ou se paro em sao luis obispo ou em sta barbara! o que acha?

Do Rio pro MundoPublicado em  10:11 pm - maio 30, 2013

Prezada Andrea,
De Carmel direto pela LA nem pensar. De jeito nenhum! É muito longe. Até porque esta parte do trajeto vc. vai fazer pelo big-sur, que é uma estrada costeira mais lenta e que demanda mais paradas. A opção seria ir de Carmel a LA (mesmo assim seria longe) pela auto estrada por dentro) mas aí vc. perderia toda a melhor parte da vista. Em resumo, não estique de Carmel até Los Angeles, pois fatalmente vai ficar exausta e vai se arrepender pois perderá o melhor visual do trajeto.
Saia de Carmel e desça pelo Big Sur. Eu parei em Santa Bárbara, que é uma cidade legal, mas não tive tempo de vê-la pois já cheguei bem no início da noite. Hoje, pousaria por uma noite em San Luis Obispo que é mais perto, ou seja, antes de Santa Bárbara e vc chegará ainda com luz do dia. Como o trecho mais bonito da costeira já terá passado, você pode descer no dia seguinte pra Los Angeles de SL Obispo pela Highway 101 interstate e chegará mais rápido e terá ainda um tempinho pra olhar obispo pela manhã do dia seguinte.

    Andrea AraujoPublicado em  4:47 pm - maio 31, 2013

    Muito obrigada, Felipe, pelas dicas!
    Acabei de reservar no Best Western Plus Shore Cliff Lodge em Pismo Beach que fica ao lado de Sao Luis Obispo e tem uma linda vista com por do sol visto da varanda do quarto!
    Andrea

PatriciaPublicado em  10:36 am - set 14, 2013

Excelente blog, parabéns !!!! Estamos adorando compartilhar as ideias de vcs. Vou fazer a viagem de Los Angeles até Lake Tahoe primeiro, onde ficaremos por três dias, para então ir até San Francisco e conhecer toda a região. Vou com meu marido e nossos dois filhos, com 12 e 16 anos. No trajeto de Los Angeles para Lake Tahoe estamos querendo parar em Sacramento por uma noite. Vc recomenda algum trajeto específico ? Quando estivermos em San Francisco, estamos querendo tirar um dia p conhcer a Big Sur, um trecho pelo menos. O que vcs sugerem ? Iremos em dezembro/2013, período de férias escolares dos nossos filhos. Obrigada e parabéns novamente !

Filipe RiegelPublicado em  6:43 pm - jan 5, 2014

Muito bom o blog, com certeza um dos melhores que vi. Estou indo a California no dia 19 de abril e fico por lá 16 noites. Chego por SF e ainda nao tenho um roteiro pre-definido. Gostaria de sugestoes. Vou com um grupo de amigos que totalizam 10 pessoas. Queria muito dicas de hoteis com um bom custox beneficio, pois nao planejamos gastar muito com hoteis. A intençao é entrar para dormir.
Mais uma vez parabens!
Abs,
Filipe Riegel

    Do Rio pro MundoPublicado em  11:19 pm - jan 5, 2014

    Cara, valeu pelos seus comentários elogiosos, sempre bom saber que os leitores estão curtindo. California 16 dias, uau, quase o mesmo tempo que eu fiquei ano passado, quando fui com esposa e duas filhas. Bem, sugiro o seguinte roteiro:

    -4 ou 5 dias em Sanfrancisco;
    -2 dias em Carmel visitando monterrey;
    -1 dia em San Luis Obispo, após descer o big-sur pela pacfific highway one;
    -1 dia em Santa Barbara;
    -3 ou 4 dias em Los Angeles, ficando hospedado em Santa Mônica;
    -3 ou 4 dias em San Diego
    Se vc não quiser ir a san diego pode fazer acima de san francisco o napa valley (não sei se a galera que vai com vc curte vinho) ou até Lake Tahoe. Outra opção é esticar até o yosemite park. Acho que vc deve planejar seu roteiro com essas bases. Não deixe de começar pelo norte, pois a rota de descida do big-sur e mais bonita que a de subida. Outra coisa, não passe apenas 1 noite em Carmel, pois a cidade é bem legal e vale um dia a mais. (essef oi um erro que eu cometi)
    vc não precisa ficar 1 noite em San Luis Obispo e outra em Santa Barbara (isso é pra fazer com mais calma) o Fundamental é não esticarem de carmel direto até LA pois, como obviamente vcs estarão fazendo a rota do big-sur é muito chão e muito cansativo. Veja os hotéis no booking. com e no trip advisor, pois é muito duifícil dar opinião para um grupo tão grande. Os hotéis que fiquei foram todos de bom custo benefício, exceto os de LA (sANTA mONICA) E SAN DIEGO, que foram caros; No mais, vc achará todas as dicas necessárias nos posts sobre a California. Se tiver novas dúvidas, será um prazer respondê-las. Um grande abraço e boa viagem! A Califórnia é nota 10!

Deixe sua mensagem

15 − 5 =